Desde os primeiros dias dos jogos eletrônicos, as mulheres têm ajudado a moldar a indústria e a torná-la mais inclusiva e diversificada.
Uma das primeiras mulheres a contribuir significativamente para os jogos eletrônicos foi Carol Shaw, que em 1978 criou o jogo "3D Tic-Tac-Toe" para a Atari.
Ela também foi a responsável pelo desenvolvimento de outros títulos populares, como "River Raid" e "Video Checkers".
Outra mulher pioneira na história dos jogos é Roberta Williams, que fundou a Sierra On-Line com seu marido em 1979.
Ela é a responsável por jogos como "King's Quest", que introduziu o gênero de aventura gráfica, e "Phantasmagoria", um jogo de terror que apresentava uma protagonista feminina.
A representatividade feminina nos jogos também foi impulsionada por mulheres como Brenda Romero, que trabalhou em jogos populares como "Wizardry" e "Doom", e que agora é uma defensora da diversidade e inclusão na indústria.
Kim Swift é outra mulher que teve um impacto significativo na história dos jogos, criando o jogo "Portal", que é conhecido por sua jogabilidade inovadora e pela personagem feminina forte, Chell.
Além disso, as mulheres também estão cada vez mais presentes em cargos de liderança na indústria de jogos, como Jade Raymond, que foi a produtora executiva de jogos como "Assassin's Creed" e "Watch Dogs".
A importância das mulheres na história dos jogos é fundamental para a inclusão e diversidade na indústria.
Suas contribuições ajudaram a tornar os jogos mais representativos das diversas audiências que jogam e a promover modelos femininos positivos e saudáveis.
As mulheres estão moldando o futuro dos jogos assim como os homens e ambos são uma parte crucial do sucesso contínuo da indústria.